5 dicas de alimentação para melhorar sua saúde reprodutiva

5 dicas de alimentação para melhorar sua saúde reprodutiva

Tanto nos homens quanto nas mulheres, a fertilidade e a saúde reprodutiva dependem em grande parte da dieta. Se você quer começar uma família, aqui estão algumas dicas que podem ser úteis.

1. Evite álcool

O álcool não é apenas prejudicial durante a gravidez, também reduz a fertilidade em homens e mulheres.

  • Seu consumo tem efeitos negativos sobre a qualidade e quantidade de espermatozoides, bem como sobre o nível de testosterona.
  • Alguns cientistas chegam à conclusão de que o consumo de álcool entre as mulheres é responsável por aumentar a taxa de infertilidade entre as mulheres.
  • Embora não seja necessário privá-lo de todo o seu copo de vermelho, o principal é limitar-se a um ou dois drinques por dia.
  • No entanto, se suas tentativas de engravidar não tiverem sido bem sucedidas por meses, parar de beber completamente pode melhorar suas chances.

2. Coma muitas frutas e vegetais

Rúcula, couve, mirtilos, laranjas, pimentos vermelhos e framboesas estão cheios de vitaminas, antioxidantes e fito nutrientes, tornando-os extremamente úteis para alimentar e reparar o seu sistema reprodutivo.

3. Evite cafeína

A cafeína pode perturbar o ritmo natural das trompas de Falópio, bem como causar problemas de motilidade e qualidade do esperma.

  • A cafeína também é conhecida por causar picos de cortisol em seu corpo.
  • O cortisol é um hormônio do estresse que pode contrabalançar outros hormônios importantes relacionados à fertilidade, como o estrogênio e a testosterona.
  • Os viciados em café que tentam conceber uma criança devem, portanto, considerar reduzir seu consumo ou mudar para o chá, que tem um menor teor de cafeína.

4. Reduza seu consumo de carboidratos simples

Apesar do bom gosto, os carboidratos simples, como macarrão, pão branco e pão-de-ló, têm valor nutricional insignificante e têm um efeito negativo no nível hormonal.

  • Se você tem síndrome do ovário policístico (SOP), um distúrbio que afeta o equilíbrio hormonal, pode ser particularmente vulnerável ao seu efeito.
  • A SOP é a causa mais comum de infertilidade feminina, e os carboidratos simples e refinados podem causar um enorme pico de insulina que pode piorar a situação e levar a dificuldades na ovulação.
  • Em vez disso, tente carboidratos complexos e opte por produtos de trigo integral.

5. Aumentar o seu consumo de ferro

O ferro é essencial para as mulheres, especialmente aquelas com períodos muito fortes.

  • De fato, um feto em desenvolvimento rapidamente esvazia as reservas de sua mãe, muitas vezes causando problemas de anemia com todos os sentimentos de fadiga e fraqueza que acompanham.
  • Portanto, é importante comer muita carne para aliviar essa situação.
  • Vegetarianos e veganos terão que consumir suplementos de ferro para manter suas reservas em um nível adequado, tanto antes quanto depois da gravidez.

Boa nutrição é sinônimo de fertilidade, saúde reprodutiva, um bebê saudável e uma gravidez saudável. Com essas dicas, você deve ser capaz de aumentar suas chances de projetar com sucesso.

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